Previous slide
Next slide

Você quer começar a usar as resinas Tokuyama?

Você que já ouviu falar nas Resinas Tokuyama e pensa em começar a utilizá-las, mas está têm dúvida sobre o sistema de cor das resinas, qual tipo de resina utilizar em cada caso, como estratificar sua restauração… afinal, já está acostumado com alguma outra marca e pode ter receio em mudar. Então, decidimos falar sobre as resinas Tokuyama, a diferença entre esses sistemas de compósitos e dar uma sugestão de quais resinas começar a utilizar para quem deseja incluí-las em sua prática cínica restauradora.

Resinas Tokuyama:

As resinas Palfique LX5 e Estelite Omega são indicadas para procedimento restaurador estético, como faceta direta, restaurações classe IV, III e V. Possuem partículas supra-nanométricas uniformes, proporcionando ótima capacidade de manipulação (sem ser pegajosa) e excelente polimento, o que confere as estas resinas, perfeito brilho e máxima lisura superficial, características que facilitam o dia a dia do profissional, diminuindo o tempo clínico de trabalho e proporcionando previsibilidade no processo restaurador.

Comparadas entre si, tanto a Palfique LX5 como a Estelite Omega apresentam ótima manipulação, lisura superficial e brilho. A maior diferença entre essas resinas é o valor (quantidade de luz de uma cor). A Palfique é uma resina mais translúcida, apresentando menor luminosidade e por isso é indicada para dentes de baixo valor. As resinas Estelite Omega apresentam maior luminosidade, principalmente quando se compara suas cores de dentina com as dentinas da Palfique LX5.

Estelite Omega é disponibilizada em cores para esmalte, dentina, cores de efeito e inclusive para dentes clareados. As resinas de esmalte se diferenciam das resinas de dentina por serem mais translúcidas, ou seja, com menor opacidade e saturação. A de efeito TRANS é totalmente sem pigmento, utilizada na incisal para reproduzir o efeito opalescente. A resina de efeito MW (Milk White) mesmo translúcida, possui um aspecto leitoso, utilizada como camada de finalização das restaurações.  São comercializadas de forma individual e em kits (kit básico e o kit luxo).

Esmalte: EA1, EA2, EA3, EB1.

Dentina: DA1, DA2, DA3.

Efeito: TRANS, MW.

Dentes clareados: BL1, BL2.

Palfique LX5 também apresenta cores de esmalte, dentina e cores de efeito. As resinas de dentina são mais opacas quando comparadas com as de esmalte, sendo a OPA2 mais opaca. A CE (Clear Enamel) é uma resina translúcida utilizada para confecção da parede palatina nos casos de restaurações classe III e IV, também utilizada na incisal para reproduzir efeito opalescente. A BW (Bleach White) é utilizada como uma dentina clareada e WE (White Enamel) é utilizada como esmalte clareado.

Esmalte: A1; A2; A3; A3,5; A4; A5; B1; B2; B3; B4.

Dentina: OA1, OA2, OA3 e OPA2 que é a mais opaca.

Efeito: CE, BW, WE.

Para os Dentistas que nunca utilizaram e querem começar a utilizar as resinas no consultório, como sugestão, temos a Palfique LX5 B1; A1 e A2 (todas cores de esmalte). Da Estelite Omega as resinas DA2 e BL2, pois essas resinas apresentam mais opacidade resultando em maior reflexão de luz, garantindo uma restauração com um valor (luminosidade) aumentado. A dica é sempre a utilizar uma dentina ou uma cor de dente clareado como fundo e finalizar com uma resina translúcida (neste caso, as resinas de esmalte da Palfique LX5).

As resinas Estelite Flow Quick e Estelite Flow Quick – High Flow, possuem menor quantidade de carga inorgânica em sua composição, por isso, são compósitos de baixa viscosidade e maior fluidez. São utilizadas como base (camada intermediária entre o adesivo e o compósito convencional), para cimentação de restauração de resina composta indireta (onlay, inlay…), para cimentação de provisórios e áreas de difícil acesso.

Estelite Flow Quick – High Flow é encontrada nas cores A1; A2; A3; OPA2 e a Estelite Flow Quick nas cores A1; A2; A3; A3,5; B1; CE; BW; OA3.  A principal diferença entre a Estelite Flow Quick e Estelite Flow Quick – High Flow além da disponibilidade das cores, é que a e Estelite Flow Quick – High Flow se apresenta um pouco mais fluida quando comparada a Estelite Flow Quick.

O compósito Estelite Posterior foi desenvolvido para restaurações dentes posteriores (classe I e II) por apresentar uma maior quantidade de carga inorgânica em sua composição, menor desgaste e maior resistência à compressão. É disponibilizada nas cores PA1, PA2, PA3 e PCE. As cores PA1, PA2 e PA3 são mais saturadas e a PCE é translucida, utilizada como esmalte dental.

Uma indicação para restauração em dentes posteriores, quando classe II, transformar em uma classe I, construindo a parede proximal com uma resina de esmalte de consistência convencional ou Estelite Posterior. Após, utilizar como base uma resina fluída (Estelite Flow Quick ou Estelite Flow Quick – High Flow) e depois reconstruir o dente na oclusal com a resina Estelite posterior. A resina fluída possui menor módulo de elasticidade e irá se espalhar melhor na cavidade, preenchendo áreas de difícil acesso além de otimizar o tempo de trabalho.

Finalizar a restauração com uma resina de consistência convencional ou Estelite Posterior, é fundamental, pois possuem maior quantidade de carga inorgânica em sua composição, resistindo mais ao desgaste e compressão.