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Neuromarketing na Odontologia

Condutas para atendimento diferencial, que atraem pacientes, assim, proporcionam mais conforto e bem-estar

Olá Doutores! Hoje decidimos falar sobre um assunto diferente, neuromarketing na Odontologia, tema muito importante para sua rotina clínica e que tem muita influência no intuito de atrair e fidelizar clientes.

Neuromarketing é a área de estudo que tem como objetivo entender o que faz o consumidor preferir uma marca, produto e até escolher um profissional/empresa e se tornar um cliente fiel.

Um campo de estudo que pesquisa como o cérebro influencia no comportamento do consumidor. Estímulos como sons, cheiros, propagandas, interações com pessoas refletem no comportamento humano e estimulam a memória, interferindo nas emoções e experiências do cliente/paciente para que lembrem de alguma determinada marca/produto/atendimento/profissional. Assim, as informações podem ter influência positiva ou negativa e irão interferir diretamente em suas escolhas.

Através do neuromarketing, podemos utilizar estratégias de marketing para serem relacionadas com às emoções e causar estímulos positivos. Vamos dar algumas dicas que vão ajudar a melhorar o atendimento clínico, causar boa impressão quando o cliente chega ao consultório, a final, o mesmo deve se sentir confortável em ambiente agradável.

PRODUTOS DIFERENCIAIS DURANTE OS PROCEDIMENTOS

  • Profilaxia/raspagem com produtos que possuem aroma e gostinho bom.
  • Polimento de restaurações com pastas com aroma e sabor
  • Gel hidratante labial

Essa é uma ótima dica! Com o intuito de realizar um atendimento mais agradável, alguns produtos podem ser utilizados em conjunto ao procedimento, para que o paciente se sinta mais confortável e relaxado. Que estimulem a memória, para desencadear emoções e experiências positivas, “produtos atrativos”, que façam que os pacientes lembrem de seu atendimento.

A marca Potenza possui vários produtos que podem ser utilizados em seu consultório odontológico a fim de desencadear a vontade de retornar ao consultório, possuem o diferencial de aromas e sabores que fazem toda a diferença nos atendimentos.

LISTA DE PRODUTOS QUE VÃO AJUDAR:

PASTAS DE POLIMENTO:

Todas as nossas pastas de polimento (à base de óxido de alumínio, diamantada e à base de argila; nas granulações média, fina e extrafina) possuem aroma mentolado e são indicadas para polimento de restaurações em resina composta e porcelanas. Já pensou em finalizar o procedimento e sentir o gostinho bom e super agradável? Situação que gera melhor conforto através do sabor e frescor de menta.

GEL HIDRATANTE LABIAL:

É um gel de aplicação tópica (pele e mucosa) evita ressecamento, rachadura labial e proporciona conforto ao paciente. Indicado em casos onde o afastador labial será empregado (protocolo fotográfico, clareamento dental), antes de inserir o dique de borracha de isolamento absoluto, em ocasiões onde o local está sujeito a contato eventual de agentes químicos irritantes, pode ser utilizado também em dique de borracha para facilitar a inserção do lençol de borracha nos dentes e seu uso também é recomendo principalmente no frio, onde os lábios se apresentam mais ressecados.

Importante sempre ressaltar ao paciente (agora vou aplicar um gel hidratante para proteger o seu lábio, para garantir o seu conforto), pois ele irá pensar (não lembro de outro profissional que se preocupou com o meu conforto). No próximo procedimento, o paciente lembrará do gel hidratante, principalmente se algo estiver machucando o lábio.

AMBIENTE AGRADÁVEL:

  • Campo visual dos cômodos.
  • Sala de espera
  • Espaço café/coffee break
  • Toalete
  • Recepção
  • Consultório

O campo visual é um grande diferencial, pois quebra a barreira de medo de alguns pacientes, proporcionar conforto, comodidade, sensação de tranquilidade, além de diminuir a tensão de alguns pacientes.

Na sala de espera: invista em ambientes coloridos, com televisão, revistas, sofá/cadeiras confortáveis, colocar aromatizantes de ambiente.
Ter um espaço para coffee break, que pode ser inclusive na recepção ou sala de espera, com café, água, água saborizada, bolachinhas, petiscos, etc. Para o paciente e também para acompanhantes que ficam esperando o procedimento.

Toalete: muitos pacientes saem direto do trabalho ou de outros lugares, na correria e optam em escovar os dentes antes do atendimento ali mesmo na clínica. Então uma dica, é montar uma área (na pia, ou um balcão) com fio dental, enxaguante bucal, dentifrícios e escovas de dente, além de ser higiênico, transmite ao paciente a preocupação com a higiene oral dos pacientes. Importante sempre ficar atento a limpeza e sempre deixar aromatizante no local.

Alguns fatores podem ajudar a amenizar a ansiedade e medo dos pacientes, como: música ambiente ou televisão; utilizar jalecos, luvas e toucas coloridas; não deixar instrumentais expostos (principalmente materiais cirúrgicos, carpule, etc); colocar aromatizante de ambiente, entre outros.

Recepção: a secretária deverá recepcionar os pacientes, apresentar a clínica, dar atenção, oferecer alguma bebida, ser gentil e fazer com que o paciente se sinta à vontade.
No ambiente do consultório, algumas condições podem gerar estresse, ansiedade e/ou medo em pacientes adultos e infantis. Pacientes com dor e em estado de vulnerabilidade podem relembrar um trauma anterior ou desencadear algum trauma durante o atendimento.

Pequenas mudanças que fazem a diferença durante o atendimento. Essas dicas unidas ao bom atendimento, vão ajudar o paciente a lembrar dos pontos positivos, associar os produtos (sabor, odor) com o procedimento deixando o paciente mais relaxado e confortável no consultório gerando um marketing positivo.

REFERÊNCIAS

KANEGANE, K.; PENHA, S. S.; BORSATTI, M. A.; ROCHA, R.G. Ansiedade ao tratamento odontológico em atendimento de urgência. Rev saúde pública, São Paulo, v.37, n.6, p. 786-92, 2003.
VIOLA, N. V.; OLIVEIRA, A. C. M.; DOTTA, E. A. Marketing em Odontologia: uma ferramenta que faz a diferença. Rev bras odontol, Rio de Janeiro, v. 68, n. 2, p. 248-51, jul./dez. 2011.