Introdução
Restaurações posteriores requerem o conhecimento da anatomia dental e certa habilidade manual para esculpir adequadamente a resina recriando aspectos funcionais do dente. Embora a estética seja secundária para esses casos, uma estratificação simples pode resultar em um formato mais belo de forma muito fácil.
O procedimento abaixo mostra duas cavidades CL II sendo restauradas com apenas duas opacidades e alcançando um resultado muito natural. Caso realizado utilizando a resina Palfique LX5, Tokuyama.
Relato do caso
Paciente apresenta restaurações em amálgama nos dentes 15 e 16 do tipo CL II, com trincas e margens desadaptadas.
Tratamento proposto
Substituição das restaurações antigas por novas em resina composta: no dente 15 restauração OD, e no dente 16 restauração MOD.
Arraste para o lado e confira o caso completo:
Dica clínica
Para restaurar dentes posteriores com naturalidade, uma resina mais opaca deve ser utilizada nos limites de dentina. Então, como camada de recobrimento, normalmente indica-se uma resina com opacidade de esmalte e um tom menos saturado do que o utilizado para a dentina.
Conclusão
Embora não haja uma demanda estética tão crítica em dentes posteriores, uma simples estratificação de duas opacidades pode agregar valor em restaurações extensas/profundas.